Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Visitas 30/07/2021

Visita do Sheik David Munir à Biblioteca do Convento de Mafra para conhecer a edição do Alcorão de 1543

O Sheik David Munir, Iman da Mesquita Central de Lisboa, esteve na Biblioteca do Convento de Mafra para conhecer a raríssima edição do Alcorão de 1543.

Aquando da construção da biblioteca, no Século XVIII, este livro era considerado perigoso e proibido na Europa. No entanto o Papa Bento XIV autorizou a Biblioteca do Convento de Mafra a possuir no seu acervo livros proibidos.

Uma característica notável desta tradução do Alcorão, é o prefácio de Martinho Lutero. Este teólogo pretendia com a edição que os cristãos conhecessem melhor o Islão, e que dessa forma pudessem refutar as suas posições, e assim, melhor se orientarem ”para a propagação da fé cristã e da Santa Igreja". Apesar disso, Lutero foi criticado por esta publicação, pois os críticos sustentavam que se estava a reconhecer a importância do Alcorão. Além da tradução para latim do Alcorão, com o prefácio da autoria do notável teólogo Martinho Lutero, o volume contém "as refutações de muitos dos autores árabes, gregos e latinos mais dignos”.

Da autoria do arquitecto Manuel Clemente de Sousa, a biblioteca com 88 metros de comprimento e uma planta em cruz, e forrada com cerca de 40.000 livros, tem um pouco de tudo: obras de medicina, filosofia, literatura, direito, gramáticas e dicionários, enciclopédias de costumes, livros de viagens. Na ala mais a sul estão os temas religiosos, e a norte, no lado oposto, arrumam-se os profanos das  ciências puras. Estão ali exemplares únicos ou de grande raridade como é o caso da obra já citada, a primeira edição do Alcorão de 1543, mas também a Bíblia poliglota de 1514 ou ainda uma primeira edição de “Os Lusíadas”.

Pela sua variedade e temáticas, o imenso catálogo de obras ali reunido, tipifica exemplarmente o que é uma biblioteca do Iluminismo.

VEJA AQUI O VIDEO
(“Programa Fé dos Homens - comunidade islâmica visita a Biblioteca do Convento de Mafra” emitido pela RTP2 dia 28 de Julho de 2021)