Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Projetos 08/09/2023

Cinco peças conservadas pelo Laboratório José de Figueiredo na cerimónia da coroação pontifícia da imagem da Nossa Senhora da Soledade em Mafra

Na cerimónia da coroação pontifícia da imagem da Nossa Senhora da Soledade, venerada nos dias 16 e 17 de setembro e organizada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra estarão presentes cinco peças, duas casulas, 2 almofadas e um baldaquino, cuja conservação foi solicitada ao Laboratório José de Figueiredo, área de conservação dos Têxteis.

Após o diagnóstico do seu estado, as peças foram intervencionadas pela equipa constituída pelos Técnicos Paula Cruz, Paula Monteiro, Elsa Lopes e Luís Pedro, que procederam à limpeza por via mecânica e também com solventes, consolidação para estabilização das áreas desgastadas e lacunas, fixação de elementos soltos do bordado, entre outras.

Destacam-se neste grupo, duas almofadas em seda, bordadas e uma casula em seda ricamente bordada, datadas de 1730, encomendas régias de D. João V e destinadas a uso na Real Basílica, nos dias solenes.

O conjunto arquitetónico de Mafra construído a partir de 1717 por determinação de D. João V (1689-1750), é considerado um dos maiores empreendimentos joaninos, sendo enriquecido com notáveis obras de arte como é o caso das alfaias litúrgicas têxteis encomendadas pelo monarca e seus sucessores, das quais ainda subsistem alguns exemplares.