Apresentações 28/04/2022
Prémio Estudar a Dança vai ser entregue à investigadora Raquel Madeira amanhã, Dia Internacional da Dança
A investigadora Raquel Madeira, que venceu a 1.ª edição do Prémio Estudar a Dança, vai receber o galardão numa cerimónia a realizar amanhã, 29 de abril, às 17h00, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, por ocasião do Dia Internacional da Dança.
A investigadora concluiu o mestrado com uma dissertação sobre o impacto da Internet na dança teatral contemporânea, intitulada “Dança e Internet – Conectividade e Participação na Criação Coreográfica”.
O galardão, no valor pecuniário de três mil euros, é uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), através do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD) e com o patrocínio da Fundação Millennium bcp. O júri, que reuniu no final de 2021, foi constituído por José Sasportes, Rui Vieira Nery, José Carlos Alvarez e pelo diretor do MNTD, Nuno Costa Moura.
A cerimónia terá lugar no auditório do Museu Nacional do Teatro e da Dança e contará com uma conversa informal sobre “como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte.”
Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança, Raquel Madeira é atualmente bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Investigadora no Grupo Performance e Cognição do ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA.
O Prémio Estudar a Dança, que celebra o valioso espólio do MNTD, destina-se a galardoar trabalhos académicos de excecional qualidade, que contribuam para o conhecimento desta
Arte, estimulando o desenvolvimento de uma área disciplinar que tem sido pouco cultivada no nosso país.
Nos termos do Regulamento, este é um galardão anual, que se dirige alternadamente a dissertações de mestrado e a teses de doutoramento. Assim, na 2ª edição, a lançar este ano, será a vez de o Prémio contemplar teses de doutoramento sobre a história e/ou a estética da dança teatral, defendidas nos últimos cinco anos num estabelecimento de ensino nacional ou estrangeiro.
Sublinha-se que o Prémio Estudar a Dança surge na sequência de uma significativa doação feita por José Sasportes em 2015, que tornou a biblioteca e o arquivo do MNTD no mais amplo acervo bibliográfico e documental no campo da dança teatral em Portugal, a par do notável património deste Museu relativo à evolução da dança. Por esta razão, o então Museu Nacional do Teatro passou a ter a designação oficial de Museu Nacional do Teatro e da Dança.
No final da cerimónia será apresentado “Um corpo em manifesto”, uma intervenção coreográfica de Miguel Ramos Santos nos espaços do Museu.
Outras Notícias
-
Legislação 22/12/2023
Património Imóvel | Novos Diplomas de Classificação
-
Prémios 21/12/2023
Prémio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus
-
Prémios 21/12/2023
Prémio Estudar a Dança 2023 | Dissertações de Mestrado | Candidaturas até 31 de dezembro de 2023
-
Legislação 19/12/2023
Caminho Português de Santiago Central - Porto e Norte certificado como itinerário do Caminho de Santiago
-
Bibliotecas e Arquivos 18/12/2023
Boletim Bibliográfico de Destaques | 4º Trimestre de 2023
-
Legislação 14/12/2023
Três novas manifestações inscritas no Património Cultural Imaterial