Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Notícias 18/01/2023

Portugal membro fundador da Davos Baukultur Alliance

Decorreu de 14 a 16 de janeiro em Davos, na Suíça, a 2ª Conferência de Ministros da Cultura em torno do tema da Qualidade do Ambiente Construído e da Cultura da Construção, sob o título Bem Comum-Responsabilidade Partilhada, no seguimento da primeira Conferência realizada há 5 anos, onde foi aprovada a Declaração de Davos.

Ministros da Cultura de 31 países europeus - entre os quais Portugal -, a Comissão Europeia e o Conselho da Europa, organizações da sociedade civil como a UN-Habitat, a UNESCO, o ICCROM, o ICOMOS, o Conselho de Arquitetos Europeus, a Europa Nostra, a Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas, entre outros, e diferentes representantes do sector privado relacionado com a industria da construção e do imobiliário assinaram a Davos Baukultur Alliance, uma rede de diálogo entre todas as partes a nível internacional. Esta rede tem como objetivo promover melhor qualidade nas cidades, nos territórios e nas paisagens, enfrentando os desafios que se colocam no quadro do planeamento, do projeto e da construção, contribuindo para a gestão sustentável orientada para a qualidade de edifícios, infraestruturas, espaços públicos e paisagens em benefício da sociedade.

A Aliança persegue os objetivos estabelecidos na Declaração de Davos “Rumo a uma Baukultur de alta qualidade para a Europa”, que foi adotada em 2018 e que se baseia nos critérios estabelecidos no Sistema de Qualidade Baukultur de Davos. Muitos países, assim como a Comissão Europeia, têm vindo a incorporar os seus objetivos nas políticas setoriais mais próximas deste tema. Está previsto um primeiro evento da Aliança durante a abertura da Bienal de Arquitetura de Veneza, que se realiza de 20 de maio a 26 de novembro de 2023 sob o tema “O Laboratório do Futuro”.

Para saber mais

Contacto na DGPC: Manuel Lacerda mlacerda@dgpc.pt