Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museus, Monumentos e Palácios 18/11/2022

Intervenção de conservação e restauro da Janela Manuelina do Convento de Cristo

Está a decorrer no Convento de Cristo, em Tomar, uma intervenção de conservação e restauro das fachadas da igreja, incluindo a charola medieval. A leitura dos elementos escultóricos, nomeadamente da famosa Janela Manuelina, era quase imperceptível pelo facto de estar encoberta por uma espessa camada biológica, causadora também de danos no material pétreo subjacente.

Com o objectivo de erradicar de forma gradual e controlada a colonização biológica, e num ensaio pioneiro em Portugal, foi criada uma estrutura em chapa de madeira OBS que esconde todo perímetro da Janela Manuelina. No passado dia 14 de Novembro, procedeu-se à primeira análise visual dos efeitos que a ausência de luz e humidade directa está a ter na mitigação dos microrganismos. Constatou-se que um mês de ocultação favorece o desprendimento do suporte dos líquenes de coloração amarela.

Foram também recolhidas pelo professor Delgado Rodrigues, consultor científico da DGPC, um total de 6 amostras de diferentes tipos de microrganismos vivos para análise no Laboratório Hércules da Universidade de Évora. Espera-se assim conseguir um maior conhecimento da microbiologia existente e dos danos que determinadas espécies provocam na pedra.

(fotografias Arlindo Homem / DGPC)