Museu Nacional do Teatro e da Dança
O Museu Nacional do Teatro e da Dança é uma instituição de referência na museologia e na História das Artes do Espetáculo em Portugal. As coleções do museu foram constituídas tendo em atenção os objetos, materiais e documentos úteis ao conhecimento da prática teatral, úteis à própria prática teatral e úteis ao conhecimento de certos aspetos da prática teatral e incluem trajos de cena, fotografias, postais ilustrados, cenografia, figurinos, desenhos, retratos e caricaturas, cartazes, programas e bilhetes, música e teatros de papel.
O Museu Nacional do Teatro, oficialmente criado em 1982, designado Museu Nacional do Teatro e da Dança desde janeiro de 2015, encontra-se instalado no Palácio do Monteiro-Mor, situado no Parque homónimo, um edifício do século XVIII, adquirido pelo Estado Português, que, após um incêndio, foi totalmente reconstruído para este efeito.
Inicialmente concebido e dedicado, em exclusivo, à apresentação de exposições temporárias, em 2003 foi inaugurada no edifício principal a primeira exposição de carácter permanente, “Peças de Teatro: as coleções do Museu”. Na Galeria situada no edifício fronteiro à Receção/Loja são apresentadas exposições temporárias dedicadas a todos os aspetos que intervêm nas Artes do Espetáculo.
A exposição permanente inclui peças das mais diversas origens, trajos de cena criados e desenhados por artistas como Almada Negreiros ou Paula Rego, trajos e adereços usados em palco por Amália Rodrigues, figurinos originais desenhados por Maria Keil, Bernardo Marques, Mário Cesariny ou Pedro Calapez, maquetas de cenário concebidas por Carlos Botelho, Jorge Barradas ou José Pacheco, retratos e esculturas originais de gente do teatro pintados ou esculpidos por Columbano, Tagarro ou Soares dos Reis e muitos outros objetos e documentos que representam uma parte significativa da História do Teatro e das Artes do Espetáculo em Portugal.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
Parta à descoberta com:
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Fachada do Museu Nacional do Teatro
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Fachada do Museu Nacional do Teatro
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Exposição permanente
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Cadeira de Almeida Garrett
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Pormenor da exposição permanente
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Figurino “A Baixa” de Maria Adelaide Lima Cruz
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Figurino “o BOBO “ de Raul Lino, 1918
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Cartaz do Teatro Apolo para a revista “7 ½” , 1928
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Maqueta de cenário de António Soares
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Máquina de cena de José Carlos Barros para as Comemorações do V centenário de Gil Vicente inspirada nas Tentações de Santo Antão de Jerónimo Bosch (pormenor)
Contactos e
Localização
- Tutela:
- DGPC
- Director(a):
- Nuno Miguel Almeida Costa Moura
- Endereço:
- Estrada do Lumiar, 10 1600-495 Lisboa
- GPS:
- Lat: 38,774799929478505 Long: -9,166753859524533
- Telf(s):
- + 351 217 567 410/19
- E-mail:
- geral@mnteatroedanca.dgpc.pt
- Site:
- https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-nacional-do-teatro/
Autocarros urbanos: 703
Metro: Lumiar (linha amarela)
Estacionamento: Próximo do museu.
Acessibilidade: O Museu dispõe de rampas; elevador; instalações sanitárias adaptadas a visitantes com cadeira de rodas.
Terça-feira a domingo, das 10h0 às 13h00 das 14h00 às 18h00 (última entrada às 14h30 e 17h30).
Encerrado: Segunda-feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho, 25 de dezembro.
Ingresso
Bilhete normal: 5,00 €
Bilhética on-line DGPC - adquira aqui
Isenções:
A gratuitidade de acesso aos MMP aplica -se nas seguintes situações:
a) Domingos e feriados, para todos os cidadãos residentes em território nacional;
b) Crianças e jovens até aos 12 anos, inclusive;
c) Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia;
d) Investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções;
e) Membros do ICOM, ICOMOS, APOM e trabalhadores dos organismos tutelados pelo Ministério da Cultura;
f) Professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados, quando comprovadamente em visita de estudo;
g) Grupos com comprovada carência económica;
h) Membros de Grupos de Amigos dos MMP dependentes da Direção -Geral do Património Cultural;
i) Funcionários, voluntários e estagiários dos serviços centrais da DGPC ou dos MMP e um acompanhante;
j) Antigos combatentes e para a viúva ou viúvo de antigo combatente, detentores dos cartões referidos no Estatuto do Antigo Combatente, aprovado no Anexo I da Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto;
k) Visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60 % e um acompanhante;
l) Profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções; m) Visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais;
n) Outras situações com enquadramento legal.
A concessão das gratuitidades está sujeita a acreditação nas bilheteiras ou postos de validação, mediante a apresentação do documento oficial correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
Tratando -se de grupos, os casos previstos nas alíneas d), f) e g) estão sujeitos a autorização e marcação prévia por parte da Direção do MMP.
Consideram -se como credenciados para o exercício da respetiva atividade, os profissionais de turismo que estejam inscritos no Registo Nacional das Atividades de Animação Turística (RNAAT), Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Associação Portuguesa dos Guias -Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), Sindicato Nacional de Atividades Turísticas, Tradutores e Intérpretes (SNATTI), ou outras organizações afins.
Descontos:
Ao bilhete normal de acesso aos MMP poderão ser aplicados descontos, em função dos casos e valores previstos na seguinte tabela:
a) Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos — 50 %;
b) Jovens entre os 13 e os 24 anos — 50 %;
c) Famílias, desde que constituídas, pelo menos, por 2 elementos, sendo um deles adulto e outro menor — 50 %;
d) Protocolos com entidades terceiras, cuja atividade principal seja compatível com a missão da DGPC — 20 %;
e) Outras situações com enquadramento legal e/ou resultantes de parcerias no âmbito de bilhetes pré -pagos.
A aplicação dos descontos previstos nas alíneas do número anterior requer comprovação nas bilheteiras, mediante a apresentação do documento probatório correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
As situações previstas na alínea c) dispensam a apresentação de comprovativo de maternidade e/ou paternidade.
Os descontos ou reduções previstas não são aplicáveis aos pacotes de quantidade, visitas guiadas e aos bilhetes combinados, com exceção dos bilhetes jovens que podem ser cumuláveis como os bilhetes combinados, podendo, ainda, estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
São ainda aplicáveis descontos para as aquisições feitas em pacotes de quantidade, de acordo com a seguinte tabela:
a) Aquisições superiores a 250 bilhetes — 7,5 %;
b) Aquisições superiores a 500 bilhetes — 10 %; c) Aquisições superiores a 1000 bilhetes — 15 %.
Os descontos de quantidade previstos nas alíneas do número anterior aplicam -se apenas aos bilhetes da tipologia normal, identificados no artigo 3.º
Os descontos não são acumuláveis com outros descontos, com exceção da gratuitidade conferida aos menores de 12 anos
A gestão e emissão dos pedidos de pacotes em quantidade é efetuada através de canal próprio, junto do serviço competente da DGPC
Os pacotes serão disponibilizados, após confirmação de pagamento.
Poderá ser igualmente solicitada a aquisição de 100 bilhetes para menores de 12 anos (gratuitos).
Os bilhetes adquiridos em pacotes de quantidade são válidos pelo período de 1 ano, não havendo lugar ao seu prolongamento ou revalidação, podendo estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
Através de actividades programadas e orientadas, o Serviço Educativo do Museu Nacional do Teatro promove uma maior aproximação entre as colecções do Museu e os seus visitantes.
Desenvolve acções que incluem o simples acolhimento, visitas orientadas e pequenas oficinas de expressão dramática, para os mais diversos públicos, sendo estas acções programadas de acordo com as especificidades dos mesmos (grupo etário, grau de escolaridade, objectivo da visita, deficientes).
Em paralelo, o Serviço Educativo mantém uma actividade permanente, de carácter lúdico/pedagógico, com escolas de todos os graus de ensino e de todo o país.
(atividades em destaque jan./jun. 2017)
Contactos /reservas:
Olga Monteiro / Ana Leitão
Tel.: + 351 217 567 410 /9;
• Teatrinhos de papel (Gil Vicente, S. João, Sá de Miranda, S. Luís, Dona Maria: Ator Taborda , Opera do Tejo)
• Catálogo das Exposição: Gente do Palco
• A Companhia Rey Colaço Robles Monteiro
• Eunice Munoz. 50 Anos de Vida de Uma Atriz
• O Escaparate de Todas As Artes ou Gil Vicente Visto por Almada Negreiros, Lisboa, IPM, 1993
• O Grande Teatro do Mundo ou Os Clássicos em Lisboa, Lisboa, Lisboa 94/ Milão, Electa, 1994 (esgotado)
• Verde Gaio. Uma Companhia Portuguesa de Bailado (1940-1950), Lisboa, IPM, 1999 • A Revista Modernista, Lisboa, IPM, 2000
• Um Rapaz Chamado Mário Viegas, Lisboa, IPM, 2001
• A Companhia Rey Colaço Robles Monteiro-Correspondência, diversas coleções de postais e desdobráveis
• Roteiro Museu Nacional do Teatro • Álbum de Retratos Beatriz Costa, Lisboa, IMCe BES, 2007
• Rostos e Poses Lisboa, IMC, 2007
• Teatro em Lisboa no tempo de Almeida Garrett
• Teatro em Lisboa na primeira República
• Teatro em Lisboa no Tempo Marquês de Pombal
• A República foi ao Teatro, catálogo da exposição homónima, CCCR, 2010
• O Fado e o Teatro, Lisboa , Catálogo da exposição: DGPC e EGEAC , 2013
Disponíveis em: http://www.museudoteatro.pt/pt-PT/Publica/HighlightList.aspx
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Última actualização: 26 Outubro 2023
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.