Museu Nacional de Etnologia
O acervo do Museu Nacional de Etnologia reúne objetos oriundos de diversas partes do Mundo. Na exposição permanente, “O museu, muitas coisas”, destacam-se: o teatro de sombras de Bali; as bonecas do sudoeste de Angola; as tampas de panelas com provérbios de Cabinda; máscaras e marionetas do Mali; instrumentos musicais populares Portugueses; as talas de Rio de Onor e a escultura de Franklim que resultam, na sua maioria, de coleções estudadas através de um programa intensivo de estágios que o museu tem vindo a promover. É de destacar também a possibilidade de visitar dois espaços de reserva: as Galerias da Vida Rural e as Galerias da Amazónia.
O edifício onde o museu se encontra foi inaugurado em 1976 e desenhado pelo Arquiteto António Saragga Seabra. Este edifício permitiu dar expressão ao programa museológico de carácter universalista definido por Jorge Dias e seus colaboradores, valorizando o lugar determinante da investigação antropológica. Em 2000, sob proposta do diretor Joaquim Pais de Brito, o Arquiteto Eduardo Trigo de Sousa dá forma ao projeto de ampliação do edifício, criando-se um novo espaço de biblioteca/mediateca, duas novas áreas de reserva e o jardim envolvente. As novas reservas, agora visitáveis, são inauguradas em 2000, Galerias da Vida Rural, e em 2006, Galerias da Amazónia.
O Museu Nacional de Etnologia é indissociável da história da antropologia portuguesa. Em 1959, um conjunto de objetos recolhidos no âmbito das Missões de Estudo das Minorias Étnicas do Ultramar Português, lideradas por Jorge Dias, foi objeto de uma exposição que teve por título “Vida e Arte do Povo Maconde”. Foi este o momento inspirador para futura constituição do Museu, que, no entanto, só em 1965 é formalmente criado com o nome de Museu de Etnologia do Ultramar, tendo como diretor aquele etnólogo. Posteriormente à sua morte (1973), Ernesto Veiga de Oliveira assume a direção do Museu, o qual passa a designar-se Museu de Etnologia. Em 1975 o Museu, que funcionava em instalações provisórias, foi transferido para o edifício atual, para tal expressamente construído, abrindo as suas portas ao público no ano seguinte. Em 1990 passou a fazer parte do Instituto Português de Museus, tendo-lhe sido atribuída a designação de Museu Nacional de Etnologia (MNE).
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
Parta à descoberta com:
Contactos e
Localização
- Tutela:
- DGPC
- Director(a):
- Paulo Ferreira da Costa
- Endereço:
- Avenida da Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa
- GPS:
- Lat: 38,704894018168346 Long: -9,208519055433726
- Telf(s):
- +351 213 041 160/ 9
- E-mail:
- geral@mnetnologia.dgpc.pt
- Site:
- https://mnetnologia.wordpress.com/
Comboios: Linha de Cascais (estação de Belém)
Autocarros urbanos: 28, 714 e 732 (Carris) , 113, 144 (Lisboa Transportes). Autocarro turístico: partida de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
Estacionamento: Parque de estacionamento para visitantes do Museu.
Acessibilidade: Cadeiras de rodas disponíveis na receção e rampas de acesso ao Museu.
Terça-feira, das 14h00 às 18h00; quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30).
Encerrado: Segunda-feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho, 25 de dezembro.
Ingresso
Bilhete normal: 5,00 €
Bilhética on-line DGPC - adquira aqui
Isenções:
A gratuitidade de acesso aos MMP aplica -se nas seguintes situações:
a) Domingos e feriados, para todos os cidadãos residentes em território nacional;
b) Crianças e jovens até aos 12 anos, inclusive;
c) Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia;
d) Investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções;
e) Membros do ICOM, ICOMOS, APOM e trabalhadores dos organismos tutelados pelo Ministério da Cultura;
f) Professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados, quando comprovadamente em visita de estudo;
g) Grupos com comprovada carência económica;
h) Membros de Grupos de Amigos dos MMP dependentes da Direção -Geral do Património Cultural;
i) Funcionários, voluntários e estagiários dos serviços centrais da DGPC ou dos MMP e um acompanhante;
j) Antigos combatentes e para a viúva ou viúvo de antigo combatente, detentores dos cartões referidos no Estatuto do Antigo Combatente, aprovado no Anexo I da Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto;
k) Visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60 % e um acompanhante;
l) Profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções; m) Visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais;
n) Outras situações com enquadramento legal.
A concessão das gratuitidades está sujeita a acreditação nas bilheteiras ou postos de validação, mediante a apresentação do documento oficial correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
Tratando -se de grupos, os casos previstos nas alíneas d), f) e g) estão sujeitos a autorização e marcação prévia por parte da Direção do MMP.
Consideram -se como credenciados para o exercício da respetiva atividade, os profissionais de turismo que estejam inscritos no Registo Nacional das Atividades de Animação Turística (RNAAT), Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Associação Portuguesa dos Guias -Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), Sindicato Nacional de Atividades Turísticas, Tradutores e Intérpretes (SNATTI), ou outras organizações afins.
Descontos:
Ao bilhete normal de acesso aos MMP poderão ser aplicados descontos, em função dos casos e valores previstos na seguinte tabela:
a) Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos — 50 %;
b) Jovens entre os 13 e os 24 anos — 50 %;
c) Famílias, desde que constituídas, pelo menos, por 2 elementos, sendo um deles adulto e outro menor — 50 %;
d) Protocolos com entidades terceiras, cuja atividade principal seja compatível com a missão da DGPC — 20 %;
e) Outras situações com enquadramento legal e/ou resultantes de parcerias no âmbito de bilhetes pré -pagos.
A aplicação dos descontos previstos nas alíneas do número anterior requer comprovação nas bilheteiras, mediante a apresentação do documento probatório correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
As situações previstas na alínea c) dispensam a apresentação de comprovativo de maternidade e/ou paternidade.
Os descontos ou reduções previstas não são aplicáveis aos pacotes de quantidade, visitas guiadas e aos bilhetes combinados, com exceção dos bilhetes jovens que podem ser cumuláveis como os bilhetes combinados, podendo, ainda, estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
São ainda aplicáveis descontos para as aquisições feitas em pacotes de quantidade, de acordo com a seguinte tabela:
a) Aquisições superiores a 250 bilhetes — 7,5 %;
b) Aquisições superiores a 500 bilhetes — 10 %; c) Aquisições superiores a 1000 bilhetes — 15 %.
Os descontos de quantidade previstos nas alíneas do número anterior aplicam -se apenas aos bilhetes da tipologia normal, identificados no artigo 3.º
Os descontos não são acumuláveis com outros descontos, com exceção da gratuitidade conferida aos menores de 12 anos
A gestão e emissão dos pedidos de pacotes em quantidade é efetuada através de canal próprio, junto do serviço competente da DGPC
Os pacotes serão disponibilizados, após confirmação de pagamento.
Poderá ser igualmente solicitada a aquisição de 100 bilhetes para menores de 12 anos (gratuitos).
Os bilhetes adquiridos em pacotes de quantidade são válidos pelo período de 1 ano, não havendo lugar ao seu prolongamento ou revalidação, podendo estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
Acolhimento;
Loja;
Cafetaria/restaurante;
Exposição permanente O museu, muitas coisas;
Reservas visitáveis (Galerias da Vida Rural e Galerias da Amazónia);
Programa de visitas às Reservas Visitáveis do Museu Nacional de Etnologia, "Galerias da Vida Rural" e "Galerias da Amazónia":
- Visitas com marcação prévia
Grupos: 5-25 pessoas
Escolas: Quartas e Sextas;
Outros Grupos:
Terças, quintas e sábados às 14h30 - Galerias da Vida Rural;
Terças, quintas e sábados às 15h30 - Galerias da Amazónia.
Horário para marcações: quarta-feira, das 9h30- 13h00; 14h00-17h30
E-mail: visitasguiadas@mnetnologia.dgpc.pt
Biblioteca / Mediateca - acervo especializado nas áreas de Antropologia e Museologia, incluindo a biblioteca pessoal de Margot e Jorge Dias; arquivos sonoros de Michel Giacometti; documentação Vídeo;
Cedência e aluguer de espaços;
Auditório: 160 lugares. Possui projetor de vídeo e instalações de som, encontrando-se preparado para acolher colóquios, conferências, ciclos de cinema, etc.;
Outros: Duas salas de seminário e uma sala de apoio, equipadas com retroprojetor e com meios audiovisuais próprios para a realização de ações de formação e para a apresentação de seminários.
O Serviço Educativo promove ATL'S; jardins de Infância; ateliers/oficinas que visam a orientação, compreensão e exploração do espaço e coleções do Museu; apoio a projetos escolares subordinados aos temas das exposições; conceção e realização de edições com vista a fornecer ao visitante material informativo e lúdico, complementar dos catálogos das exposições.
(atividades em destaque jan./jun. 2017)
Contactos/ Reservas:
Tel.: + 351 213 041 160/9;
Tm. + 351 934 458 352;
E-mails:
visitasguiadas@mnetnologia.dgpc.pt; rosariosevero@mnetnologia.dgpc.pt
• 2009, Pacheco, Bárbara Assis; Brito, Joaquim Pais de, Desenhar para Ver: o encontro de Bárbara Assis Pacheco com as Galerias da Amazónia, Lisboa, Museu Nacional de Etnologia
• 2008, Brito, Joaquim Pais de, et. al., Exercício de inventário. A propósito de duas doações de olaria portuguesa , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia
• 2007, Fruzzetti, Lina Östör, Ákos, Pinturas cantadas: arte e performance das mulheres de Naya , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia. (versões em português e em inglês)
• 2007, Brito, Joaquim Pais de, Almeida, Cláudia, Melo, Patrícia, Normas de Inventário: Tecnologia têxtil , Lisboa, Instituto Português de Museus.
• 2004, Arnoldi, Mary Jo, Sogobò, Máscaras e Marionetas do Mali , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia. (versões em português e em inglês)
• 2003, van Velthem, Lúcia, O Belo é a Fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana (col. "Coisas de Índios"), Lisboa, Assírio & Alvim/Museu Nacional de Etnologia
• 2003, Neto, Aristóteles Barcelos de, Com os índios Wauja. Objectos e personagens de uma colecção amazónica, Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, (também versão em inglês)
• 2003, Silva, Sónia, A vez dos cestos , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia
• 2002, Kubik, Gerard, Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia
• 2002, Neto, Aristóteles Barcelos, A arte dos sonhos: uma iconografia ameríndia (col. "Coisas de Índios"), Lisboa, Assírio & Alvim/Museu Nacional de Etnologia
• 2001 Oliveira, Ernesto Veiga de, Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Museu Nacional de Etnologia
• 2001 Menget, Patrick, Em Nome dos Outros - Classificação das relações sociais entre os Txicáo do Alto Xingu (col. "Coisas de Índios"), Lisboa, Assírio & Alvim/Museu Nacional de Etnologia
• 2000 Hartmann, Thekla (apresentação e notas), Cartas do Sertão - de Curt Nimuendajú para Carlos Estevão de Oliveira (col. "Coisas de Índios"), Lisboa, Assírio & Alvim/Museu Nacional de Etnologia
• 2000 Brito, Joaquim Pais de (coord.), Os Índios, Nós , Lisboa, Ministério da Cultura/Instituto Português de Museus/Museu Nacional de Etnologia
• 2000 Brito, Joaquim Pais de; Costa, Paulo Ferreira da; Campos, Ana Margarida, Normas de Inventário. Etnologia, Alfaia Agrícola , Lisboa, Ministério da Cultura/Instituto Português de Museus/Museu Nacional de Etnologia
• 2000 Herreman, Frank (coord.), In the Presence of the Spirits - African art from the National Museum of Ethnology , Lisbon, New York, Museum for African Art/Museu Nacional de Etnologia (também em versão portuguesa)
• 1997, Perez, Rosa Maria, Sardo, Susana, et. al. Histórias de Goa , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, 255 pp. (versões em português e em inglês)
• 1996 Baptista, Fernando Oliveira; Brito, Joaquim Pais de; Pereira, Benjamim (coords.), O Voo do Arado , Lisboa, Ministério da Cultura/Instituto Português de Museus/Museu Nacional de Etnologia
• 1995, Brito, Joaquim Pais de, Onde Mora o Franklim? Um escultor do acaso , Lisboa, Museu Nacional de Etnologia
• 1994 Brito, Joaquim Pais de (coord.), Fado, Vozes e Sombras , Milão/Lisboa, Electa/Lisboa '94/Museu Nacional de Etnologia (também em versão inglesa)
• 1994, Bastin, Marie Louise, Escultura Angolana. Memorial de Culturas , Lisboa, IPM/Lisboa 94.
Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC
Agenda Cultural
-
31/01/2013
Exposições
O MUSEU, MUITAS COISAS
Loja
-
Publicações
De Regresso à Luz. Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira / Back to the Light. Oriental sculptures on deposit from Victor Bandeira’s Collection -
Publicações
Arquitetura Timorense -
Publicações
Cartas do Brasil: Correspondência de Antropólogos e Folcloristas Brasileiros para Jorge Dias (1949-1972) -
Publicações
Peoples and Cultures. Overseas Museum of Ethnology Lisbon -
Publicações
Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia -
Publicações
Motivos Artísticos Timorenses e a sua Integração -
Publicações
Artefactos Melanésio. Relexões Pós-Modernistas | Malesian Artefacts Postmodernist Reflections -
Publicações
Os Tauaras do Vale do Zambeze -
Publicações
Singing Pictures. Art and Performance of Naya’s Women Catálogo de exposição (no idioma inglês)
Última actualização: 31 Agosto 2023
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.