Museu Municipal de Esposende
O acervo do Museu Municipal de Esposende é composto por coleções de arqueologia, de etnografia e de arte. A coleção arqueológica corresponde à seleção de testemunhos exumados nas diversas escavações ocorridas no concelho, datados do Paleolítico Superior, Megalítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Período Romano, século XVI e século XIX. A coleção de etnografia inclui alfaias agrícolas associadas aos ciclos do milho e do vinho, instrumentos ligados ao gado e ao ciclo do linho, trajes femininos do século XIX e da primeira década do século XX, trajes masculinos de pescador de meados do século XX, trajes masculinos e femininos do sargaceiro de meados do século XX, alfaias do sargaço, alfaias e aprestos de pesca, instrumentos de construção naval. O acervo do Museu integra ainda uma coleção de pintura, gravura, escultura e tapeçaria contemporâneas, na sua maioria de autores locais.
O Museu Municipal de Esposende abriu ao público em 19 de agosto de 1993 e encontra-se instalado num dos mais emblemáticos edifícios Arte Nova da cidade, o velho Teatro-Club (1911) do arquiteto Ventura Terra.
O acervo do Museu é constituído por coleções de arqueologia, de etnografia e de arte. A coleção de arqueologia resulta de intervenções arqueológicas no concelho desde 1984, destacando-se como coleção principal do Museu, parte da qual se encontra exposta, com carácter de permanência, sob o tema “Do Paleolítico aos nossos dias”.
A coleção de etnografia resulta de investigações e de ações de recolha no terreno, abrangendo os universos rural, piscatório e agro-piscatório. A exposição desta coleção intitula-se “O Mar, o Campo e os Ofícios”.
O Museu de Arte, em Fão, corresponde ao núcleo do Museu Municipal de Esposende dedicado ao estudo e à divulgação do património artístico do concelho, designadamente do património arquitetónico.
O Museu Municipal de Esposende tem como missão adquirir, investigar, conservar e, fundamentalmente expor, para fins de estudo, de educação e de fruição pública, o património do concelho, arqueológico, histórico, etnográfico, artístico e paisagístico. Pretende ser um recurso para a construção cultural da identidade do concelho, através do conhecimento, memória, identidade e património.
Núcleo
Museu de Arte, Fão
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
-
Museu Municipal de Esposende
-
Museu Municipal de Esposende
-
Museu Municipal de Esposende
-
Museu Municipal de Esposende - Pintura de Henrique Medina
-
Museu Municipal de Esposende - Bandeira
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Câmara Municipal de Esposende
- Director(a):
- Ivone Maria Baptista de Magalhães
- Endereço:
- Praça do Município - 4740-223 Esposende
- GPS:
- Lat: 41,530599662514746 Long: -8,780897379762337
- Telf(s):
- +351 253 960 182
- Fax(s):
- +351 253 960 176
- E-mail:
- museu.esposende@cm-esposende.pt
- Site:
- http://www.cm-esposende.pt/
Comboios: Linha do Norte
Autocarros urbanos: Autocarros a partir de Linhares (Autoviação do Minho)
Estacionamento: Estacionamento próximo do edifício do Museu
Terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00; Sábado e domingo das 15h00 às 18h00.
Encerra ao público à segunda feira e feriados.
Ingresso
Entrada gratuita
Exposição permanente: Do Paleolítico até aos Nossos Dias
Centro de Documentação / Biblioteca
Auditório: (25 lugares sentados)
Serviços Educativos
Atividades: visitas guiadas ao Museu e às exposições temporárias; Visitas pedonais pelos monumentos religiosos de Esposende. Mesas redondas e workshops sobre o património do concelho e ateliers pedagógicos, tais como oficinas do barro e concursos de pintura.
Responsável: Ivone Maria Moreira Baptista de Magalhães.
. Roteiro do Museu, 1993; . Catálogos e folhetos de todas as exposições e atividades.
Actualizado em _____ de junho de 2014, informação a partir do site do IMC
Última actualização: 14 Novembro 2022
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.