Museu Municipal de Coruche
O Museu Municipal de Coruche é um museu polinucleado e de território. O Núcleo sede está temporariamente encerrado ao público, por motivo de empreitada de requalificação energética. Os Núcleos temáticos mantêm-se visitáveis e as coleções estão acessíveis online para objetivos de estudo e investigação. As coleções do Museu Municipal de Coruche são constituídas essencialmente por espólio arqueológico e etnográfico que, dada a vocação do Museu para contribuir ativamente em prol do desenvolvimento local, contribuem para um melhor conhecimento, salvaguarda da identidade e singularidade cultural e patrimonial do concelho.
O Museu Municipal de Coruche teve como razões para a sua constituição a antiguidade histórica de Coruche, o considerável espólio arqueológico, etnográfico e documental existente, a necessidade de prevenir a dispersão e destruição desse mesmo espólio e de inverter o isolamento cultural face aos grandes centros.
A coleção de Arqueologia é maioritariamente resultante das prospeções levadas a cabo no concelho, de que destacamos o material cerâmico e lítico pré-histórico. Relevamos igualmente o material recolhido na intervenção arqueológica do sítio de S. Pedro, na vila de Coruche, que incide nos períodos romano, medieval e moderno.
A coleção de Etnografia é composta por peças muito diversas, distribuídas por variadas categorias, como sendo alfaias agrícolas, armas, brinquedos, cerâmica, equipamento e utensílios, espólio documental, fotografia, metais, mobiliário, têxteis, trajes e vidros.
O Museu tem igualmente à sua guarda uma coleção de material escolar, aferição e acervo tauromáquico, além de quatro fundos: o Fundo Margarida Ribeiro, o Fundo Monte da Barca, o Fundo Armando Lizardo e o Fundo FotoCine, com cerca de 200.000 negativos.
Núcleos
Escola-Museu Salgueiro Maia
Sob o signo da recriação de uma sala de aula do Estado Novo, retrata-se a memória dos tempos idos de escola e proporciona-se um espaço de aprendizagem e reflexão no que se refere à Educação e aos valores por ela vinculados, estabelecendo-se um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 74.
A Escola-Museu Salgueiro Maia localiza-se em São Torcato, povoação onde o capitão Salgueiro Maia iniciou o seu percurso escolar.
Núcleo Tauromáquico
Apresenta um esboço da história tauromáquica de Coruche.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
-
Museu Municipal de Coruche
-
Museu Municipal de Coruche
-
Museu Municipal de Coruche
-
Museu Municipal de Coruche
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Câmara Municipal de Coruche
- Director(a):
- Cristina Calais, Dulce Patarra, Aníbal Mendes, Ana Paiva (equipa técnica)
- Endereço:
- Rua Júlio Maria de Sousa - 2100-192 Coruche
- GPS:
- Lat: 38,9562262 Long: -8,529494200000045
- Telf(s):
- + 351 243 610 820
- Fax(s):
- + 351 243 610 821
- E-mail:
- museu.municipal@cm-coruche.pt
- Site:
- http://www.museu-coruche.org/
Autocarros urbanos: Autocarros Lisboa-Coruche, Santarém-Coruche, Évora-Coruche.
Estacionamento: Parques de estacionamento próximos ao Museu
Acessibilidade: Dispõe de acessibilidades para deficientes (elevador)
EDIFÍCIO SEDE - Encerrado temporariamente
NÚCLEO TAUROMÁQUICO DE CORUCHE
Durante a fase de obra este Núcleo passa a assegurar a receção do Museu Municipal de Coruche.
Aberto de terça-feira a sábado. Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados, exceto nos de 15 e 17 de agosto (feriado municipal).
- Horário de inverno: 09h30/13h00 e 14h30/17h00
- Horário de verão: 10h30/13h00 e 14h30/18h00
-
NÚCLEO RURAL DE CORUCHE - CENTRO DE ARTES, OFÍCIOS E SABERES TRADICIONAIS
Aberto de terça a sexta-feira.
- Horário de inverno: 14h30/17h00
- Horário de verão: 14h30/18h00
Aberto ao sábado e domingo (exceto no último domingo de cada mês).
- Horário de inverno: 09h30/13h00 e 14h30/17h00
- Horário de verão: 10h30/13h00 e 14h30/18h00
Encerra: às segundas-feiras, feriados (exceto nos de 15 e 17 de agosto) e no último domingo de cada mês.
-
ESCOLA-MUSEU SALGUEIRO MAIA
As visitas devem ser agendadas a partir do Museu Municipal.
Aberto no último domingo da cada mês (exceto feriados), no seguinte horário:
- Horário de inverno: 09h30/13h00 e 14h30/17h00
- Horário de verão: 10h30/13h00 e 14h30/18h00
Ingresso
Bilhete Normal - 1,10 €
Isenções:
Exposições temporárias
Menores até aos 12 anos de idade;
Portadores de cartão-jovem ou do cartão de estudante;
Grupos escolares em visitas de estudo;
Sócios da APOM ou do ICOM;
Pessoas com idade superior a 65 anos.
Acolhimento
Receção
Loja
Cafetaria com wireless
Exposição permanente - O Homem e o Trabalho – A Magia da Mão.
Centro de Documentação / Biblioteca - Especialização - O Centro de Documentação Margarida Ribeiro aglutina toda a informação resultante da investigação feita pelo Museu. Disponibiliza ao público e, em especial, a estudantes, professores e investigadores, todo o acervo documental nas áreas da museologia, arqueologia, etnografia e história local. Dispõe de serviço wireless - Internet sem fios.
Contacto Direto - Tel. 243 610 824 / e-mail: c.doc.mmc@cm-coruche.pt
Auditório (Auditório José Labaredas) - 78 lugares, Projetor para material digital e ecrã.
Serviços Educativos
Atividades: visitas guiadas às exposições de longa duração e temporárias; peddypapers pedagógicos às exposições; ateliers pedagógicos; percursos pedestres; ciclos de conferências; entre outras.
Material pedagógico: CD da romanização no concelho de Coruche; CD da exposição: O Homem e o trabalho - A Magia da Mão; Maleta da Pré-história do Concelho de Coruche; Jornais pedagógicos.
Contacto: + 351 243 610 822 / e-mail: educacao.mmc@cm-coruche.pt
• História da Fundição Sineira em Portugal; • Actas do Colóquio Margarida Ribeiro; • Um Olhar sobre os Forcados - DVD; • Bienal de Coruche - catálogo (2007); • A Romanização no concelho de Coruche - CD ROM; • O que nos dizem as casas; • Coruche na obra do Arq. Gonçalo Ribeiro Telles - catálogo; • Margarida Ribeiro: vida e obra; • Bienal de Coruche - catálogo (2005); • O caminho de ferro em Coruche - catálogo; • Catálogo da Exposição Permanente; • CD-Rom com visita virtual à exposição permanente; • Vagas leves - rostos do rio - catálogo; • Bienal de Coruche - catálogo (2003); • Um olhar sobre Coruche; • Estudo Histórico de Coruche (reedição 2009); • Roteiro Megalítico de Coruche
Actualizado em 15 de fevereiro de 2022.
Última actualização: 15 Fevereiro 2022
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.