Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu Municipal Abade Pedrosa

O Museu Municipal Abade Pedrosa localiza-se numa das alas conventuais do antigo mosteiro beneditino de Santo Tirso e apresenta a coleção de arqueologia constituída pelo abade Joaquim Pedrosa, arqueólogo amador do final do século XIX.

O Museu Municipal surge a partir do espólio arqueológico recolhido pelo abade Joaquim Pedrosa, o qual foi doado pela família ao município de Santo Tirso em 1940. A constituição do museu inicia-se em 1985, com a criação deste serviço na orgânica da Câmara Municipal tendo-se deste então, procedido à instalação do museu e seus serviços no espaço que atualmente ocupa.

O Museu Municipal Abade Pedrosa abre as portas ao público em 10 de março de 1989, com uma exposição permanente dedicada à arqueologia, retratando a ocupação do território de Santo Tirso desde o Neolítico à Idade Média.

O Museu proporciona vários serviços tais como a exposição permanente de arqueologia, uma biblioteca especializada e um programa de exposições temporárias. Em 1997 a exposição permanente foi remodelada, tendo surgido novos espaços e atividades para o público, como os Serviços Educativos. Ao alargar o leque das suas atividades, o museu cria em 2000 um auditório destinado a recitais de música, palestras e atividades educativas.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Santo Tirso
Director(a):
Álvaro de Brito Moreira
Endereço:
Rua Unisco Godiniz, 100 - 4780-363 Santo Tirso
GPS:
Lat: 41,3441666 Long: -8,472346700000003
Telf(s):
+351 252 830 400
Fax(s):
+351 252 859 267
E-mail:
gap@cm-stirso.pt

Como chegar: Carro: A3, saída Vila do Conde/Santo Tirso; EN 14; EN 105; EN 104 para Santo Tirso.
Comboios: Partidas do Porto, Guimarães, e Braga.
Autocarros urbanos: Partidas do Porto, Guimarães, e Braga.

Estacionamento: Parque de estacionamento

Acessibilidade: Não possui acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada, nem se encontra adaptado para receber visitantes com outros tipos de deficiência.

Abril a Setembro 

Terça a sexta-feira das 09h00 às 17h00

Sábados e domingos das 14h00 às 19h00

Encerra às segundas-feiras e feriados

Outubro a Março 

Segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00

Encerra aos fins de semana e feriados

Ingresso

Gratuito

Acolhimento

Loja

Exposições Temporárias

Exposição Permanente (A ocupação do território – da Pré-História à Idade Média)

Pequenos Concertos

Serviços Educativos 

Atividades: Visitas guiadas às exposições temporárias e à exposição permanente.

Existe um programa de publicações do MMAP, o qual contempla a edição de roteiros, guias do património, e catálogos para apoio às exposições temporárias, bem como, o catálogo da Coleção Arqueológica do Museu Municipal Abade Pedrosa, Vasos Gregos em Portugal, e a publicação periódica da revista Santo Tirso Arqueológico.

TM 18junho14 - informação enviada pelo museu em 13fev14

Última actualização: 14 Novembro 2022

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC