Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu da Cidade

O Museu da Cidade é um museu polinucleado constituído pelo Museu Romântico, a Casa do Infante/Torre Nova, o Museu do Vinho do Porto, o Gabinete de Numismática e o Arqueosítio da Rua de Dom Hugo.

O Museu da Cidade integra os seguintes núcleos:

Núcleos:

O Museu Romântico que documenta e interpreta uma época importante na história da cidade do século XIX. O acervo do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha é constituído por coleções de mobiliário, pintura, têxteis e artes decorativas característicos do século XIX, possibilitando reconstituições de ambientes que documentam a vida de uma casa burguesa no Porto da época romântica.

A Casa do Infante é um espaço que consagra a musealização de uma parcela significativa da Casa do Infante, no âmbito das vastas campanhas de escavações arqueológicas que ali se intensificaram na década de 90. Este núcleo apresenta ruínas musealizadas in-situ, sendo que a exposição dos objetos e das próprias ruínas se situa próxima do conceito de "arqueo-sítio". O acervo reporta-se aos períodos medieval e moderno, épocas em que funcionaram neste espaço a Casa da Moeda e a Alfandega do Porto.

O Museu do Vinho do Porto está instalado no antigo armazém do Cais Novo. Trata-se de um núcleo dedicado à importância que o vinho do Porto teve e tem no desenvolvimento histórico da cidade e sua caracterização física e social.

Gabinete de Numismática. Esta coleção iniciou-se em 1850 com a aquisição da coleção particular de João Allen, um rico comerciante da cidade e inclui moedas, medalhas nacionais e estrangeiras, condecorações e notas bancárias. As coleções de numismática integram moedas portuguesas e estrangeiras de diferentes épocas, tais como gregas, romanas, hispânicas, suevas, visigodas e árabes.

Arqueo-sítio da Rua de Dom Hugo. Situado numa das mais antigas artérias do velho burgo medieval, conserva-se a mais longa sequência de vestígios da ocupação humana da cidade do Porto. As escavações arqueológicas permitiram observar, numa espessura de mais de três metros de profundidade, vinte camadas arqueológicas integrando ruínas arquitetónicas e objetos desde os sécs. IV-III a.C. até aos tempos atuais.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal do Porto
Director(a):
Mariana Jacob Teixeira / Jorge Sobrado
Endereço:
Casa Tait, Rua de Entre-Quintas, 220, 4050-239 Porto
GPS:
Lat: 41,1477428 Long: -8,628309800000011
Telf(s):
+351 226 057 00; 226 057 32
Fax(s):
+351 226 057 001
E-mail:
dmpc@cm-porto.pt

Estacionamento: Museu Romântico: Parque do Vilar; área de estacionamento do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha Casa do Infante: Parque do Infante e Parque da Alfândega Museu do Vinho do Porto: Parque da Alfândega Gabinete de Numismática: Parque da Praça de Carlos Alberto. Arqueo-sítio da Rua de Dom Hugo: Parque Duque de Loulé e Parque das Camélias

Acessibilidade: Museu Romântico: Acesso a cadeira de rodas Casa do Infante: Acesso a cadeira de rodas Museu do Vinho do Porto: Acesso a cadeira de rodas, Painéis em Braille

Museu Romântico: Segunda a sábado das 10h00 às 17h30. Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerrado aos feriados.

Museu do Vinho do Porto: Terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerrado à segunda-feira e feriados

Gabinete de Numismática: segunda a sexta das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerrado aos fins-de-semana e feriados.

Arqueo-sítio da Rua de Dom Hugo: Terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerrado à segunda-feira e feriados.

Ingresso

Museu Romântico e Casa do Infante: Bilhete Normal: 2,00€ Museu do Vinho do Porto: Bilhete Normal: 2,00€

Isenções:

Gabinete de Numismática e Arqueo-sítio D. Hugo: Entrada gratuita

Estudantes, professores, pessoas com deficiências, pessoas com mais de 65 anos, reformados, portadores de Cartão Jovem e Passe Porto, membros do ICOM, da APOM.
Sábados e Domingos.

Descontos:

Museu do Vinho do Porto: 50% de desconto a portadores do Cartão Jovem

 

 

• Museu Romântico da Quinta da Macieirinha. Porto: C.M.P., 1996 [Guia do Museu, disponível em português - ESGOTADO, francês e inglês] • Colecção de postais [Museu Romântico]. Porto: C.M.P. • Imagens da Moda no Século XIX [col. de gravuras antigas - Museu Romântico]. Porto: C.M.P. • DIAS, Ana Cristina Guimarães (Coord.) – A Nostalgia de uma Cidade: Medalhas sobre o Palácio de Cristal na colecção do Gabinete de Numismática (Catálogo de Exposição). Porto: Câmara Municipal do Porto, [1989]. • Colecção de Postais: A banca do Porto nos finais do século XIX. Porto: Câmara Municipal do Porto, [1989]. - ESGOTADO • A Cor do Dinheiro: Notas bancárias ligadas à Banca Portuense dos fins do século passado na colecção do Gabinete de Numismática (Catálogo de Exposição). Porto: Câmara Municipal do Porto, [1989]. • Moedas Portuguesas cunhadas no Porto: na colecção do Gabinete de Numismática (Catálogo de Exposição). Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989. • PEREIRA, Isabel Sousa e TEIXEIRA, Filipe – Catálogo de Moedas da Monarquia Portuguesa (1185 a 1640). Porto: Câmara Municipal do Porto, [2002].

Actualizado 24 abril 2014.

só recebemos informação mt reduzida do museu romantico em 9 abril de 2014 (4 fotografias), a restante informação foi baseada no site IMC e no roteiro editado do museus da RPM.

Última actualização: 15 Novembro 2022

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC