Ecomuseu de Barroso
O Ecomuseu de Barroso afirma-se como fiel representante da Identidade do povo e motor de formação, participação, cooperação, inovação e mobilização. O Património Imaterial é a grande pérola deste museu, assumindo a recolha de lendas, tradições, saberes antigos e ofícios acabados, o centro de toda a estratégia de investigação e da comunicação cultural. Desde 2002 que a recuperação de património, a par do envolvimento da comunidade local foi dando passos lentos, mas consistentes, na valorização da Identidade local.
Neste Museu de Território foram criados núcleos em várias freguesias de Barroso para responder à necessidade de preservar a memória coletiva.
Em Montalegre, o Espaço Padre Fontes, que concentra as funções de natureza organizativa, com vista à dinamização e à gestão do “museu vivo”.
Em Pitões das Júnias, a “Corte do Boi” onde se apresentam temáticas como a pastorícia em regime extensivo, a vezeira, a tecelagem, a agricultura de montanha, os modos de produção local, as alfaias agrícolas, o património etnográfico, o lobo ibérico e Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG).
Em Salto, instalado numa antiga casa senhorial que pertenceu ao capitão da aldeia, encontra-se a “Casa do Capitão”. Com mais de mil peças doadas pelos habitantes da freguesia, este museu etnográfico permite uma visita ao que seria uma casa típica barrosã.
Em Tourém foi construído, na antiga corte do boi, o “Centro Interpretativo da Avifauna da Região”. É nesta localidade que o PNPG faz a anilhagem de aves, assumindo, por isso, uma responsabilidade acrescida na educação ambiental, vertente obrigatória num projeto ecomuseológico.
Na Borralha está o “Centro Interpretativo das Minas”, espaço de requalificação do espaço mineiro de grande riqueza geológica (litológica).
Em Vilar de Perdizes fica localizada a “Casa do Lavrador”, reflexo de uma casa tradicional, habitada por um barrosão que trabalhava de dia e de noite, ao qual o contrabando se apresentou como uma possibilidade de vida melhor.
Na aldeia Ecomuseu, Paredes do Rio, oferece-se uma visita ao passado, com a rota dos artesãos que, nas suas casas, mostram os seus locais de trabalho e os saberes.
Em Fafião, freguesia de Cabril, o núcleo museológico denominado “Vezeira e a Serra”, visa promover o território inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Este projeto pretende criar um equilíbrio entre a atividade pastoril e a turística com a apresentação de rotas temáticas que incluem as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC.
-
Ecomuseu de Barroso - Edifício
-
Ecomuseu de Barroso - Centro de Documentação
-
Ecomuseu de Barroso - Auditório
-
Ecomuseu de Barroso - Piso superior - Tear
-
Ecomuseu de Barroso - Sala do Traje
-
Ecomuseu de Barroso - Aspectos da Exposição Permanente: Alfaias agrícolas
-
Ecomuseu de Barroso - Aspectos da Exposição Permanente: Minas de boralha
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Município de Montalegre
- Director(a):
- Otelo Rodrigues
- Endereço:
- Terreiro do Açougue n.º11 - 5470-251 Montalegre
- GPS:
- Lat: 0 Long: 0
- Telf(s):
- 276 510203
- Fax(s):
- 276 510201
- E-mail:
- otelorodrigues@ecomuseu.org
- Site:
- http://www.ecomuseu.org/
Como chegar: De Chaves seguir a estrada por Vilar de Perdizes, até Montalegre, se estiver em Braga seguir a E.N. 103
Comboios: Não
Autocarros urbanos: Sim
Eléctricos: Não
Metro: Não
Barco: Não
Estacionamento: Sim. Gratuito.
Acessibilidade: Os núcleos do Ecomuseu de Barroso possuem condições e facilidades de acessibilidade a público com dificuldades ou capacidades reduzidas
Todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Ingresso
A entrada em todos os núcleos do Ecomuseu de Barroso é gratuita.
. Auditório
. Condições para exposições permanentes e temporárias
. Serviços educativos
. Arquivo
. Loja
. Jardim
. Tem também área de ar livre na envolvente do castelo de Montalegre
Existem serviços educativos no Ecomuseu
Edições do museu: Livros:
Baptista, José (2009) Contos do Barroso, 40 Retalhos da Memória Barros, apresentados por José Dias Baptista, Montalegre: Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso.
Baptista, José Dias (2013) Montalegre, Montalegre: Município de Montalegre, Ecomuseu de Barroso.
Baptista, José Dias (2014) Toponímia de Barroso, Montalegre: Ecomuseu de Barroso.
Folhetos:Ecomuseu de Barroso. Textos de Ecomuseu de Barroso, Município de Montalegre, Município de Montalegre. Fotografias de Ecomuseu de Barroso, Município de Montalegre, Município de Boticas, António Sá, Montalegre: InfoPortugal S.A..
Guia de Montalegre, Montalegre: Ecomuseu de Barroso.
Vídeo In-print:
Ecomuseu de Barroso (2013). Montalegre, YDreams.
Última actualização: 06 Julho 2023
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.