Voluntariado nos Museus e Monumentos da DGPC
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) considera ser muito relevante e mutuamente vantajoso o envolvimento da sociedade civil em todas as causas relativas ao estudo, preservação, valorização e divulgação de museus e monumentos, dos seus espaços e colecções. Com a estruturação do Regime do Voluntariado, a DGPC pretende incentivar a participação individual e colectiva no desenvolvimento das actividades e serviços dos Museus e Monumentos, proporcionando aos voluntários os benefícios de formação cultural e de desenvolvimento de competências, ao mesmo tempo que a possibilidade de integração em projectos institucionais de referência.
Ser Voluntário
Ser voluntário nos Museus e Monumentos da DGPC constitui uma oportunidade de excelência para participar em acções de salvaguarda do património que constitui a herança cultural nacional, na aquisição de competências profissionais especializadas, na construção de oportunidades privilegiadas de aprendizagem, no desenvolvimento de competências comunicacionais, no contacto directo com os agentes culturais e na participação em eventos culturais e sociais, dando a cada voluntário a possibilidade de conhecer por dentro o mundo da cultura e de se integrar numa comunidade activa, criativa e dinâmica.
Muitos espaços museológicos e patrimoniais têm já uma longa e consolidada experiência de acolhimento e envolvimento de voluntários, mas é possível e desejável que muitos mais colaborem, com a sua iniciativa e disponibilidade, no desenvolvimento de iniciativas e actividades em espaços que, até ao momento, não usufruem do contributo de voluntários.
Para a concretização deste projecto, a DGPC conta com a parceria da Companhia de Seguros Lusitânia que patrocina a cobertura dos seguros de todos os voluntários que colaborem de forma activa e continuada nos museus e palácios nacionais.
Os objectivos do projecto de Voluntariado nos espaços culturais dependentes da DGPC são os seguintes:
- Aumentar o número de voluntários;
- Dinamizar o envolvimento da sociedade civil na causa do património;
- Aproximação dos espaços museológicos e patrimoniais às comunidades onde estão inseridos;
- Valorizar o contributo individual de cada voluntário, desenvolvendo acções de formação e proporcionando percursos profissionais enriquecedores ao serviço do desenvolvimento e da melhoria das instituições e da sociedade.
Para agilizar este projecto, está disponível uma ficha de inscrição – para preenchimento online –, onde todos os candidatos a voluntários poderão manifestar a sua disponibilidade e áreas de especialização e espaços preferenciais de colaboração.
Para obter mais informações sobre o Voluntariado na Direção-Geral do Património Cultural:
Bolsa de Voluntários - Inscrição on-line
Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado - www.voluntariado.pt
Regulamento UE sobre Proteção de Dados
Com o apoio de: