Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates 8 e 9 de Janeiro

Colóquio "A Charola de Tomar: novos dados, novas interpretações"

A DGPC, através do Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização, vai organizar nos dias 8 e 9 de Janeiro, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um colóquio relacionado com o recentemente concluído restauro da charola do Convento de Cristo intitulado A Charola de Tomar: novos dados, novas interpretações. 
A iniciativa tem a colaboração do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa.

Entrada livre.

O Convento de Cristo em Tomar é um dos mais extraordinários monumentos nacionais, sendo desnecessário sublinhar a sua singularidade. Uma das componentes mais relevantes do Convento diz respeito à antiga Rotunda românica, transformada em Charola na campanha manuelina, cujo interior apresenta um acervo artístico diversificado, em termos de géneros e de materiais, a par de um discurso iconográfico elaborado.

As sucessivas intervenções de conservação e restauro realizadas na Charola durante a última década revelaram um conjunto de dados inéditos acerca deste monumento e justificam a realização de um encontro científico para apresentar e debater esses dados publicamente. De facto, o processo de conservação e restauro deu uma nova vida a superfícies e obras que se encontravam obscurecidas, ou inacessíveis, permitindo agora uma leitura de conjunto mais alargada e uma análise de pormenores mais detalhada. Referimo-nos, por exemplo, ao trabalho de levantamento sistemático e integral das siglas românicas dos silhares das paredes, à descoberta de guadamecis dourados e lavrados aplicados directamente nas paredes e no tambor das colunas de suporte da estatuária, à descoberta de fragmentos de vitrais do período manuelino-joanino, à revelação do tratamento cromático de vários painéis de estuques ou, ainda, à descoberta de decorações realizadas à base de ceras sobre determinados pontos da pintura mural.

Todos estes elementos são importantes para revermos o que se sabe acerca deste monumento do ponto de vista histórico, artístico e material, pelo que este encontro científico tem três objectivos fundamentais:
1º dar a conhecer as novidades proporcionadas pelas intervenções de conservação e restauro realizadas na Charola no século XXI;
2º a partir desses dados procurar novas sínteses e novos olhares sobre este conjunto, do ponto de vista histórico e artístico;
3º discutir os problemas técnicos relativos a essas intervenções de conservação e restauro.

Organização:
DGPC/DEPOF e Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa
Local:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Site:
www.artis.letras.ulisboa.pt

Próximos Eventos