Exposições Até 27 de janeiro de 2019
Exposição "Do Presente para o Futuro"
Estará patente ao público até dia 27 de janeiro de 2019, no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, a exposição Do Presente para o Futuro.
No âmbito do lançamento do projecto “Mês do Azulejo”, o Museu Nacional do Azulejo lançou um desafio arriscado a jovens artistas independentes, o de reflectirem acerca do(s) rumo(s) que o azulejo irá assumir neste século XXI.
Três – Estúdio Pedrita, Maria Ana Vasco Costa e Tex-tile – aceitaram corajosa e generosamente o desafio e são precisamente suas, as obras que agora se expõem e que constituirão o embrião de um projecto mais alargado. Futuramente, iremos promover uma exposição que será o espaço privilegiado de reflexão acerca dos princípios que nortearam a produção do azulejo, a partir da 2.ª metade do XX e até à actualidade, alargando este desafio a outros que queiram apresentar as suas propostas, naquilo que acham poderão ser os caminhos do futuro.
Paralelamente, quisemos perceber que tipo de ideias poderia surgir de um desafio deste tipo, se realizado no contexto de um espaço de ensino e trabalho artístico. Assim, propusemos ao Ar.Co o mesmo tema e que organizasse um trabalho de reflexão e produção com vários representantes dos perfis artísticos leccionados neste Centro de Arte e Comunicação Visual.
Este desafio, também arriscado e complexo, mereceu da parte do Ar.Co um acolhimento imediato e entusiástico, tendo-se reunido 18 artistas cujos trabalhos (cerâmica, desenho, gravura, entre outros) se irão agora expor fazendo com que, pela primeira vez, ocorra uma inauguração em simultâneo e articulada no MNAz e no Ar.Co.
Este projecto representa uma das preocupações centrais do Museu Nacional do Azulejo centrando-se na necessidade de promover a reflexão acerca da criação no Azulejo e procurando garantir que este prossiga e não perca uma das suas originalidades, a capacidade de se reinventar.
- Organização:
- Museu Nacional do Azulejo - DGPC
- Local:
- Museu Nacional do Azulejo
Próximos Eventos
-
Exposições Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS