Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 31 de agosto

A Arte da Blusa Romena e da Cerâmica: património da humanidade

Está patente até 31 de agosto a exposição temporária: A Arte da Blusa Romena e da Cerâmica: património da humanidade.

A coleção apresenta uma seleção de trajes romenos tradicionais e objetos cerâmicos, pertencentes à coleção do Museu Nacional da Aldeia "Dimitrie Gusti" em Bucareste. Iniciativa em conjunto com a Embaixada da Roménia em Lisboa.

A blusa tradicional romena representa não apenas um objeto artesanal, uma peça de vestuário, mas também uma fonte inesgotável de inspiração para obras de arte e um emblema da feminilidade. Nos últimos anos, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa prestaram homenagem à blusa tradicional romena através de um conjunto de exposições relevantes, tanto em formato físico como online, incluindo peças etnográficas de prestigiadas coleções públicas e privadas ou fotografias com blusas tradicionais romenas de património, que ilustraram a riqueza de significados artísticos, a relevância dos símbolos ancestrais, bem como as técnicas de confeção do traje folclórico romeno.


Para celebrar este ano o Dia Universal de Blusa Tradicional Romena e dar continuidade à tradição de divulgação deste símbolo da espiritualidade romena no contexto da sua inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o ICR Lisboa apresentam, em colaboração com o Museu Nacional da Aldeia "Dimitrie Gusti" de Bucareste e o Museu Nacional do Azulejo, a exposição A arte da Blusa romena e da cerâmica: Património da Humanidade.

A exposição poderá ser visitada até 31 de agosto de 2023, no Museu Nacional do Azulejo, na Sala de D. Manuel, uma verdadeira joia arquitetónica decorada com azulejos e na Capela da Rainha D. Leonor.

A exposição "A arte da Blusa romena e da cerâmica: Património da Humanidade" propõe a visualização, em paralelo, de uma seleção de trajes tradicionais romenos e objetos de cerâmica, pertencendo à coleção do Museu Nacional da Aldeia "Dimitrie Gusti" de Bucareste. A seleção foi realizada em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo, com o objetivo de destacar, por um lado, a ligação visual entre os objetos expostos e, por outro, a variedade de formas de arte popular e a diversidade de expressão a nível cromático e decorativo na Roménia. Além do mais, a exposição promove a arte da blusa tradicional romena e da cerâmica de Horezu, elementos incluídos na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Organização:
MNAz/DGPC
Local:
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Próximos Eventos