Apresentações/ Lançamentos 28 de Março, a partir das 17h00
O Museu Nacional do Azulejo apresenta o painel “Triunfo de David” e a Sala dos Arcos reabilitada
Numa cerimónia única, o Museu Nacional do Azulejo foi apresentado no dia 28 de Março, pela primeira vez, o painel de azulejos holandês o “Triunfo de David” adquirido pelo Ministério da Cultura em Dezembro de 2022 e em simultâneo, anuncia a abertura da Sala dos Arcos após intervenção de reabilitação com novo projecto museográfico com peças inéditas. A intervenção contou com o apoio da Fundação Millenium bcp.
Seguindo aquela que pretende ser a tendência de investimento na cultura e no património cultural em Portugal - traduzida num aumento do investimento público e uma presença cada vez mais acentuada de mecenato cultural - estas duas novas valias vão permitir ao Museu Nacional do Azulejo disponibilizar aos seus visitantes painéis de azulejo inéditos que passarão a constituir referência para os especialistas e para o público em geral.
Por um lado, a obra adquirida no final do ano passado pelo Ministério da Cultura, através da DGPC, com um investimento público de 120.000 euros – o painel de azulejos holandês o “Triunfo de David” – apresenta-se como de inestimável importância pela sua relevância artística, mas também pelas dimensões, atingindo quase 9 metros de comprimento por 1,70 metros de altura. Data de 1680-1686, é atribuído a Willem Cornelisz van der Kloet, fundador, em 1674, da oficina de azulejos De Twee Romeinen, no Prinsengracht, e pai do autor dos azulejos da Igreja da Madre de Deus, ou a Jan van Oort.
Por outro lado, com o apoio da Fundação Millenium bcp na reabilitação da chamada Sala dos Arcos e na apresentação de um novo projeto museográfico, num valor de 47.000 euros, o Museu Nacional do Azulejo dá continuidade à renovação da sua exposição permanente com 16 painéis de azulejo do século XVIII inéditos e nunca antes expostos ao público. Ao longo dos últimos anos, a Fundação Millennium bcp tem-se afirmado enquanto mecenas do Museu Nacional do Azulejo ao apoiar não só a concretização de exposições temporárias, mas sobretudo iniciativas estruturantes do espaço expositivo do Museu e do antigo convento a Madre de Deus onde este se encontra instalado.
A cerimónia no Museu Nacional do Azulejo contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos e do Embaixador António Monteiro, da Fundação Millenium bcp.
PROGRAMA
17h00- Boas-vindas e enquadramento
Alexandre Pais, Diretor do Museu Nacional do Azulejo
17h05- A longa ação mecenática da Fundação Millenium bcp no MNAz
Embaixador António Monteiro
17h10- Encerramento
Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva
17h15- Visita à Sala dos Arcos e novo projeto museográfico e visita ao painel de azulejos holandês o “Triunfo de David”
- Local:
- Museu Nacional do Azulejo