Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Música 12 de março, às 19h00

Recital de violino e piano | Catarina Afonso e Pedro Ramos

No dia 12 de março, pelas  19h00, o Museu Nacional da Música acolhe o Recital de violino e piano | Catarina Afonso e Pedro Ramos

#EntradaLivre

PROGRAMA 


Sonata para violino nº2 em Lá maior, op.2 RV 32 de A. Vivaldi (1670-1741) (7')
I. Preludio
II. Corrente
II. Adagio
IV. Giga

Romance op.26 para violino de J. Svendsen (1840-1911)

Sonata para violino e piano nº1 em Sol maior, op.78 de J. Brahms (1833-1897) (30')
I. Vivace ma non troppo
II. Adagio
III. Allegro molto

Catarina Afonso | Violino
Começou a estudar violino com oito anos de idade na AMSC sob a orientação do Professor Álvaro Pinto, tendo prosseguido os seus estudos com a Professora Lígia Soares. Após concluir o curso complementar de violino ingressou na ESML na classe do Professor Gareguin Aroutiounian e, posteriormente, na classe do Professor Tiago Neto.
Já se apresentou a solo com orquestra ou com piano em locais como a Aula Magna da Universidade de Lisboa, CCB, Auditório Vianna da Motta e Palácio Foz, entre outros.
De 2008 a 2015 foi elemento efectivo da OSJ, onde desempenhou as funções de concertino substituto e auxiliar. Foi bolseira da fundação E.D.P./OSJ entre 2009 e 2011 e entre 2013 e 2015.
Em 2009 ganhou o 1º prémio no Concurso de Violino de Ourém e Fátima (Escalão D).
Entre 2014 e 2016 foi selecionada para participar no Estágio Gulbenkian para Orquestra, e ainda em 2015 no “ Verão Clássico- Academia Internacional de Música de Lisboa” e no “Atlantic Coast International Music Festival”. Em 2016 participou no programa de aperfeiçoamento para jovens músicos “Allegro com Brio”, organizado pela DGArtes.
Realizou masterclasses de violino com Roberto Valdés, Nuno Soares, Felix Andrievsky, Mariana Sirbu, Benjamin Schmid, Ana Beatriz Manzanilla, Augusto Trindade, David Lefèvre e de Música de Câmara com Artur Pizarro e o quarteto de cordas Radamés Gnattali.
Trabalhou com maestros como Juan Markl, Pedro Halffter, Andei Boreyko, Juraj Valcunha, J.M. Perez Sierra, Joana Carneiro, Pedro Neves, Vasco Pearce de Azevedo, Christopher Bochmann, Juan Jose Ocón e Nikolay Lalov.
Colaborou como reforço em diversas orquestras, tais como, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Clássica do Sul e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa.
Em 2016 concluiu o Mestrado em Estudos Orquestrais na Musikene (Centro Superior de Música del País Vasco) na classe do professor Aitzol Iturriagagoitia, tendo colaborado com a Orquestra Sinfónica de Euskadi.
Em 2018 terminou o Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa.
É membro do Trevo Ensemble, professora de violino no Conservatório de Música de Cascais e reforço assíduo na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.


Pedro Ramos | Piano
Nascido em 1989, Pedro Ramos terminou o curso complementar de Formação Musical na AMSC. A sua formação continuou nos Estados Unidos, onde concluiu com distinção o curso de Classical Composition, na Manhattan School of Music, em Nova Iorque, em 2012.
Estudou Piano com a Professora Carla Seixas, a Professora Lisa Yui e o Professor Artur Pizarro. Teve Masterclasses com Ramzi Yassa, Solomon Mikowsky e Yoon Kyung Park. Para além de vários recitais a solo, também integra formações de câmara, como os Broadway Fellas, com Joe Coronado, um duo com o clarinetista António Saiote e o Trio Tarantella, com quem gravou um CD de Música Francesa, através do apoio da Fundação GDA. Actualmente, trabalha como pianista correpetidor com o Coro Gulbenkian e é membro do Trevo Ensemble.
Dirige regularmente os Lisboa a Cappella e trabalhou já como maestro assistente da OSJ, como maestro convidado da OCMC e como maestro titular da Orquestra da AML, da Orquestra da Broadway ao West End e da Orquestra de Antigos Alunos da AMSC.
No Canto, durante a sua formação actuou em vários coros, como o Coro Gulbenkian, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, o Manhattan School of Music Chamber Choir, os Upper West Sound e o Ensemble Vocal. Aquando do seu regresso a Portugal, teve aulas na EMCN, com a Professora Ana Paula Russo e fundou os Lisboa a Cappella, que dirige desde 2012. Participou por três vezes no SISCCC, como maestro e cantor.
No que respeita à Composição, as suas peças foram estreadas em Nova Iorque, Lisboa, Badajoz, Bruxelas e Amsterdão. Compõe para várias formações e em vários estilos, tendo já escrito para orquestras sinfónicas, como para publicidade.
Pedro Ramos é, desde Outubro de 2019, coordenador da Temporada Antena 2.  

Organização:
MNM/DGPC
Local:
Museu Nacional da Música, Lisboa

Próximos Eventos