Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Trabalhos em curso

Candidaturas a financiamento comunitário

Alguns obstáculos à acessibilidade podem ser ultrapassados com poucos ou nenhuns custos financeiros, apostando na formação das equipas, mas outros exigem grandes investimentos, se dizem respeito a assuntos como a conservação, remodelação ou ampliação dos edifícios, entre outros. Foi por isso que criámos o ProMuseus, um programa de apoio à qualificação dos museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) que não dependem da administração central. Mais informações AQUI

Em paralelo, temos procurado financiamento comunitário para resolver problemas de acessibilidade nos vários monumentos, palácios, museus e sítios arqueológicos sob administração direta da DGPC. É o caso das candidaturas à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do programa Valorizar (All for All ), promovido pelo Turismo de Portugal. Esta linha de apoio viabilizará novos percursos acessíveis a pessoas com deficiência ou incapacidade motora e também a produção de maquetes e réplicas em 3D para todos os visitantes tocarem e ainda a instalação de nova sinalética visual de alto contraste. Mais informações AQUI.

Formação das equipas

A formação das equipas é uma aposta fundamental para promover a acessibilidade e inclusão nos monumentos, palácios, museus e sítios arqueológicos porque se traduz em mudanças de atitude que farão a diferença. Através do Departamento de Museus (DM) da DGPC, temos feito ações de formação descentralizadas com formadores especializados, tanto internos como externos. O público-alvo tem sido constituído sobretudo por colegas que trabalham em instituições integradas na Rede Portuguesa de Museus (RPM). Mais informações AQUI.