Jardins da Cultura
Palácio Nacional da Ajuda: o Jardim das Damas
Designação
Zona circundante do Palácio Nacional da Ajuda (Jardim das Damas, Salão de Física, Torre Sineira, Paço Velho e Jardim Botânico)
Outras Designações
Jardim das Damas
Localização
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa
Freguesia / Concelho / Distrito
Coordenadas geográficas
Lat: 38.70759
Long: -9.197858999999994
Descrição
Cronologias: séculos XVIII a XX
Aspetos relevantes: soluções cenográficas pouco comuns; reminiscências rocaille ; invulgar conjunto de cascatas, tanques e fontes; romãzeira centenária (Punica granatum L.); panorâmicas sobre o palácio, a cidade, o rio Tejo e a margem Sul.
A recuperação do jardim, iniciada em finais de 1987, trouxe para o presente um jardim do passado, inexplicavelmente esquecido. Neste processo complexo foi determinante a realização de uma abordagem integrada e interdisciplinar, que permitiu desvelar esta obra, dissimulada sob o depósito de cantarias e estaleiro das obras do Palácio Nacional da Ajuda. Pouco se conhecia do seu passado, ignorando-se a respetiva relevância no contexto nacional da História da Arte dos Jardins: as parcas as representações e descrições revelavam-se como pouco credíveis, dificultando a fundamentação de uma intervenção que se arrastou por várias décadas.
Sabe-se que o jardim fez parte do «Paso Real (…) edificado depois do Terremoto de 1755 no Alto da Ajuda dicto vulgarmente a Barraca». Destinava-se a recreio de senhoras da corte de D. Maria I. Ajusta-se ao relevo por duas plataformas assimétricas, dominadas por um mirante. Isolado por muros das ruas contíguas, abria-se a sul sobre o Tejo. Integra um complexo conjunto de peças de água, escadarias e jaulas. Embora não se desvie da tradição conceptual nacional, surpreende pela multiplicidade de cenários, pelos efeitos perspéticos que acentuam as dimensões do jardim e pela invulgaridade de alguns dos artifícios hidráulicos.
Protecção legal
CIP – Conjunto de Interesse Público; Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944 (ver Decreto)
MN - Palácio Nacional da Ajuda, MN – Monumento Nacional; Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910.